Acidentes Musicais
Entre cada nota, existe uma distância, que é medida por "tom", assim como o quilometro ou litro, por exemplo, o tom é como uma unidade de medida.
Abaixo pode-se ver cada uma dessas notas e acima qual a distância entre essas notas:
Observe que entre os tons Mi e Fá e Si e Dó há apenas metade de 1 tom (1/2 tom ou semitom), visto isso pode-se dizer que é possível subir o Dó ou qualquer outra nota 1/2 tom. E assim tem-se os acidente musicais(em vermelho):
Este sinal: #, chama-se sustenido, ele significa subir meio tom(semitom), então se um sol, por exemplo, subir meiotom ele será sol#, ou como é mais comum se ver G#(esta forma é do sistema de cifra, assunto que também encontra-se neste Blog).
Pode-se ver também acima, que entre as notas Mi e Fá e Si e Dó não há o acidente musical(notas com #) pois se um Mi ou Si subir meio tom ele irá diretamente para a outra nota(respectivamente Fá e Dó).
Existe além do sustenido, um sinal chamado bemol(este: b) que significa a descida de uma nota meio tom, utilizando os mesmos esquemas que vimos acima, com o uso do bemol, fica assim:
Nota: As notas com b (bemol) tambem são acidentes musicais)
Ao analisarmos o esquema acima com os bemois, nota-se que as notas com sustenido são substituidas, isso porque cada nota com sustenido é a mesma que uma nota bemol, com mudança apenas em seu nome. Por exemplo:
Do#(ou C#) é a mesma nota que Réb(Db)
Ré#(ou D#) é a mesma nota que Mib(Eb)
E assim por diante...
Para ficar ainda mais claro, a diferença entre Sol# e Láb, por exemplo, é que o Sol# anteriormente era um Sol, porém que subiu um semitom(ou 1/2 tom) e Láb era anteriormente um Lá que desceu 1/2 tom(ou semitom), as duas localizam-se no mesmo local(entre Sol e Lá), pois são a mesma nota, mas com nomes diferentes que indica sua origem(se antes era um Lá ou um Sol).
As notas que possuem dois nomes como os acidentes musicais(as notas com # e b) são chamadas de Notas Enharmônicas.
Exemplificando, Dó# é uma nota enharmônica, pois possui um outro nome: Réb.
Os acidente musicais é um assunto essencial, não é possível prosseguir na teoria musical sem entende-los, por tanto, estude bastante!
Sem comentários:
Enviar um comentário